Chegamos ao 24º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país. É necessário e urgente garantir a todas às crianças e aos adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da explo
Redes Nacionais, cientes da declaração da Senadora eleita e ex-Ministra da Mulher, Família e direitos Humanos do atual governo, Damares Alves, reforçam o pedido pela devida apuração dos fatos relatados.
Você tem um papel importante na mudança dessa realidade. Para isso, é necessário parar de enxergar essas meninas e meninos como responsáveis e autores dessa violência. Além de não normalizar a situação, devendo sempre denunciar em casos de suspeita de violência sexual.
Ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro de 2022 a IX Assembleia Geral Ordinária da Rede ECPAT Brasil, em Brasília. O encontro foi de suma importância para que as organizações da Rede ECPAT Brasil pudessem avaliar os últimos três anos, realizar deliberações e planejar diretrizes e desenhar estratégias para os próximos três anos.
Rede ECPAT Brasil e Comitê Nacional de Enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes se posicionam em relação ao processo de construção do Plano Nacional de Enfrentamento às Violências contra a Criança e o Adolescente, que está sendo construção sem real participação da sociedade civil.
Ocorre hoje o encontro de encerramento do Programa Down to Zero, em São Paulo, com o objetivo de realizar um apanhado dos resultados do programa, avaliar a trajetória e articular a continuidade da atuação conjunta das redes.