A Rede ECPAT Brasil participa nesta sexta-feira (5/2), no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), de uma ação de conscientização para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente no período do carnaval. A atividade é uma ação conjunta com as organizações do RIOgaleão, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro.
Os passageiros que chegam ou partem do Rio de Janeiro para curtir o Carnaval serão recebidos nesta sexta-feira (05/02), das 8h30 às 12h, por seis educadores bilíngues e receberão óculos estilizados com a mensagem “Neste carnaval, não faça vista grossa. Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime”. Os educadores também usarão mensagens como “para proteger quem ainda não terminou de crescer, disque 100, 100 identificação, 100 medo, 100 abuso” e “neste carnaval fique atento, entre para o nosso bloco, seja um protetor”.
São esperados cerca de 400 mil viajantes circulando pelos terminais durante o feriado prolongado. A iniciativa faz parte da campanha PROTEJA, realizada anualmente em todo o Brasil pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. O objetivo é conscientizar a população sobre o crime de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, durante a ação alguns conselheiros tutelares estarão no local para divulgar endereços de locais de plantão.