Quem somos

A Rede ECPAT Brasil é uma coalizão de organizações da sociedade civil que trabalha com o objetivo de eliminar a exploração sexual de crianças e adolescentes, compreendendo as suas quatro dimensões: prostituição, pornografia, tráfico e turismo para fins de exploração sexual.

Existe desde 1997, a partir da participação de algumas instituições no I Congresso Internacional de Combate à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, realizado em Estocolmo, em 1996, quando foi criada uma agenda mundial pela eliminação do problema, constituída por organizações da sociedade civil e redes de enfrentamento contra a violência sexual de crianças e adolescentes.

A Rede ECPAT Brasil foi constituída a partir da Rede ECPAT Internacional, que se dedica a incentivar a comunidade mundial a assegurar que a infância e a adolescência tenham todos os seus direitos fundamentais garantidos e estejam livres e protegidos da exploração sexual comercial.

A Rede ECPAT Internacional possui status Consultivo no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Envolve 70 países, com mais de 80 articulações de entidades que desenvolvem ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É composta por uma Secretaria Geral e por articulações regionais com uma estrutura de gestão e representação dos membros. As assembleias acontecem a cada três anos, com a participação de todos os países membros.

Organizações que podem se filiar:

Entidades não-governamentais, agências de cooperação, organizações de estudos e pesquisas, universidades e redes que trabalham na prevenção e enfrentamento da exploração sexual comercial contra crianças e adolescentes.

Ao filiar-se à Rede ECPAT Brasil, a organização assume o compromisso com o fortalecimento da rede no País, assim como responsabilidades e tarefas oriundas deste compromisso.

O GRANDE DESAFIO NÃO É ESTAR EM REDE, E SIM ATUAR EM REDE.

Coordenação colegiada do ECPAT Brasil:

  • Luciana Reis – CEDECA Bahia (Salvador) – comunicacaocedeca@cedeca.com.br
  • Bernardo Caldera Grant – Oficina de Imagens (Belo Horizonte) – bernardo@oficinadeimagens.org.br
  • Karina Figueireido – CRIA (Distrito Federal) – karinasnz@uol.com.br