Acontece, entre os dias 8 e 12 de Maio, a semana de mobilização nacional das redes na pauta do 18 de Maio – dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro acontece em Brasília, em parceria entre a ECPAT Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.
Esses serão cinco dias de articulação, fortalecimento, reflexão e de geração de acúmulo entre grupos, entidades e movimentos filiados as redes nacionais. As discussões versam sobre o Código de Conduta voltada para a rede hoteleira, o programa Down to Zero e a Aliança da América Latina, Theory of Change para o projeto, próximos passos da ECPAT, a assembleia do Comitê Nacional e o Seminário Formativo preparatório para o dia 18 de Maio.
Acreditamos que apenas a mobilização, união e fortalecimento da sociedade civil poderá garantir uma incidência política na pauta do enfrentamento.
Porém, é importante salientar que a nossa luta não é apenas pela ausência de violência. Mais que isto, lutamos para que crianças e adolescentes tenham a presença do direito de ter uma vida digna, de ter a autonomia dos seus corpos e do seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Queremos, acima de tudo, presença de vida.
Que bons ventos nos levem.