No dia 23 de Agosto, ECPAT Brasil realizou em parceria com o Ministério do Turismo e o Ministério de Direitos Humanos o Seminário de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto do turismo. No evento foram apresentadas duas boas práticas de implementação de códigos de condutas (The Code) pensando qual o papel da iniciativa privada e do poder público.
As apresentações foram feitas por Humberto Rodriguez, representante da ECPAT Colômbia, e de Maria Josefina Paulina conjuntamente com Luiz Antonio Mendez, representantes da MAIS-ECPAT República Dominicana. Contamos com a participação de 48 participantes de importantes organizações da sociedade civil, poder público e indústria do turismo, tendo ainda a presença integral de Alberto Alves, Ministro Interino do Turismo.
O secretário Nacional de qualificação e promoção do Turismo Bob Santos finalizou o evento juntamente com Lídia Rodrigues, membro da coordenação colegiada de ECPAT Brasil e ficou encaminhado a instituição de um Grupo de Trabalho para desdobramentos na implementação de ações para o enfrentamento a exploração sexual no turismo.
O evento foi uma das atividades da Aliança Down to Zero, composta por PLAN, ECPAT, TDH, ICO e Free a Girl que no Brasil é executada por ECPAT Brasil, Plan e Cedeca Bahia.