18 de Maio é o dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Se trata do mais importante dia para as organizações que atuam com o objetivo de erradicar o abuso ou a exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste dia, a sociedade volta a sua atenção à temática, e durante as semanas que antecedem e prosseguem esta data setores da sociedade dialogam sobre este tema.
A Rede ECPAT Brasil este ano resolve publicar três documentos.
O primeiro, a nota pública da ECPAT Brasil, produzida pelas organizações da Rede ECPAT Brasil, demarca a posição da rede e levanta o questionamento sobre a cultura que produz a violência sexual, ao mesmo tempo em que nos posicionamos frente a uma das falas do presidente Jair Bolsonaro.
O Chamado à Ação é um documento produzido pela primeira Cúpula Internacional de Proteção de Crianças em Viagens e Turismo, demarca quais as posições principais do grupo e convoca a sociedade para que se engaje no enfrentamento a este problema.
Por fim, a Rede ECPAT Brasil traduziu o Sumário Executivo do Estudo Global sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Viagens e Turismo, documento produzido pela ECPAT Internacional, DEFENSE FOR CHILDREN e pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda, com o resumo dos achados de uma pesquisa realizada a nível global sobre a exploração sexual comercial. Trata-se de um documento muito importante e queremos convocar todos os atores, governo e sociedade civil para que possa debate-lo.
Hoje, 18 de Maio, é um dia muito importante, mas a luta pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes é todo o dia. Sigamos em frente, com garra e com esperança.