A partir de abril, peças publicitárias de uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes serão veiculadas na imprensa e afixadas em aeroportos, restaurantes, hotéis e outros equipamentos do trade turístico nas doze cidades-sede da Copa do Mundo. O material faz parte da campanha “Não desvie o olhar”, promovida pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que conta com a parceria da Rede Ecpat.
A campanha tem três eixos: a sensibilização, a prevenção e a repressão. Ela busca conscientizar sobre os problemas antes, durante e depois do mundial. “Queremos sensibilizar a sociedade para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes e convocá-la a vestir a camisa da campanha. Vamos mostrar que a exploração sexual no Brasil é crime e incentivar a população a denunciar através do Disque 100″, explica Márcio Caetano, gerente de Comunicação e Maketing do Sesi.
A campanha pretende orientar as possíveis vítimas da exploração sexual sobre os seus direitos, elevar o nível de conscientização dos cidadãos, informar aos torcedores sobre as punições cabíveis e incentivar a população a denunciar as violações. As mensagens, em português, inglês e espanhol, serão focadas no setor turístico.
Além do Brasil, por meio da Rede Ecpat, mais 19 países promoverão a iniciativa: Alemanha, Áustria, África do Sul, Bélgica, Bulgária, Espanha, Estônia, França, Holanda, Quênia, Madagascar, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Senegal, Suíça, Itália e Ucrânia.