O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, um caso brutal de violência sexual contra uma menina de apenas oito anos e que terminou impune, apesar de identificados os autores e da abundância de provas.
Todos os anos, redes e articulações se organizam em prol de uma campanha no mês de Maio para dar maior visibilidade ao tema e exigir avanços nas políticas públicas que envolvem o enfrentamento e erradicação da violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma das principais articulações é a Campanha Faça Bonito, protagonizada pela Rede ECPAT Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual, e com parcerias envolvendo diversos atores nacionais.
A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Convidamos a todos que leiam e compartilhem o texto base da campanha de 2020 e que possam acompanhar as ações nas nossas redes sociais, acompanhando e compartilhando as discussões que queremos trazer.
Clique aqui para abrir o texto base de 2020.