Ocorre hoje, em São Paulo, o encontro de encerramento do Programa Down to Zero, DTZ. A atividade tem como objetivo realizar um apanhado das ações e resultados do programa executado ao longo de cinco anos, assim como avaliar a trajetória, o contexto atual do Brasil no tocante ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O encontro é realizado pelos membros da Aliança do País, ECPAT Brasil, CEDECA Bahia e PLAN Brasil, e conta com a presença de membros do Fórum Nacional DCA, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, CEDECA Casa Renascer, Ministério Público do Trabalho do Amazonas, Childhood Brasil e Instituto Liberta.
O Programa Down to Zero é uma iniciativa global presente em onze países e que objetiva erradicar a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA) a partir de mudanças no contexto de cada um deles. No Brasil o programa teve início em agosto de 2016 e possui abrangência nacional, mas com um foco na região do nordeste, em especial no estado da Bahia.
A nível global a Aliança é composta pela líder Terre des Hommes Holanda, Plan Holanda, Defence for Children ECPAT Holanda, Free a Girl e ICCO.
Neste encontro esperamos sair mais alinhados em relação ao papel das redes nacionais e mais articulados em relação à atuação conjunta em 2021, visando dar continuidade aos esforços combinados pela erradicação da exploração sexual contra crianças e adolescentes.