Rondônia está recebendo nesta terça-feira (22) a Oficina Estadual de Pactuação e Revisão do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento está sendo realizado em Porto Velho (RO) e reúne representantes de entidades da sociedade civil e do governo que atuam com a temática para discutir estratégias de mobilização dos integrantes do Sistema de Garantias de Direitos para a implementação do Plano Estadual.
A oficina faz parte do projeto de “Disseminação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedeca – RJ), Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República.
A mesa de abertura do encontro contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Joseane Lima (da organização Jocum), do CONEDCA – RO, Rosilene Maria da Silva, e do promotor e coordenador da área de infância do Ministério Público, Marcos Tecila.
Outra mesa abordou o panorama da violência sexual no estado de Rondônia, com a participação das debatedoras Denise Campos, do CEDECA Maria dos Anjos, e Rosilene Maria da Silva, do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Karina Figueiredo, secretária executiva do Comitê Nacional, tratou dos desafios para a implementação do Plano de Enfrentamento.
Amanhã (23) haverá um encontro, das 9h às 12h, com a devolutiva do encontro de mobilização e articulação da região norte promovido pelo IACAS no ano passado.