A oficina sobre a “Pactuação e Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” chegou nesta sexta-feira (11) a Maceió, capital de Alagoas. O evento é promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (CEDECA – RJ), em parceria com a Rede ECPAT Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e conta com o apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e da secretaria especial de Direitos Humanos do ministério da Justiça e Cidadania.
O objetivo da Oficina é fortalecer a articulação das redes de proteção infanto-juvenis, disseminar o Plano Nacional de Enfrentamento e implementar o Plano Estadual. Com isso, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e formulando estratégias de enfrentamento a essas violências sexuais. As oficinas estão sendo realizadas em todos os estados brasileiros.
Representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Estadual DCA de Alagoas, Conselho Municipal DCA de Maceió, associação de conselheiros tutelares, Universidade Federal de Alagoas, adolescente representando o G12, além do Comitê, CEDECA – RJ e ECPAT Brasil compuseram a mesa de abertura. Em seguida, uma mesa discutiu o panorama no estado com representantes da secretaria de estado de Segurança Pública, Conselho Tutelar e Ministério Público.