A data de 30 de agosto é um marco para todos que atuam no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta data, há 20 anos, realizava-se o primeiro Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças. Em parceria com o UNICEF e o Grupo de ONGs para os Direitos da Criança (agora conhecido como Child Ligação Direitos), ECPAT co-organizou este inovador evento em Estocolmo, na Suécia. O Congresso fez história ao reunir governos, organizações da sociedade civil e meios de comunicação de 122 países para colocar um holofote sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes.
Nesta terça-feira (30), a Rede ECPAT Internacional enviou mensagem para seus membros lembrado a passagem dos 20 anos do dia histórico. Em 30 de Agosto de 1996, representantes de 122 governos, os parlamentos nacionais, as Nações Unidas, o setor privado, as universidades e a sociedade civil firmaram um compromisso com as crianças para criar uma parceria global contra a exploração sexual comercial de crianças.
Na frente de 500 meios de comunicação, a “Declaração de Estocolmo e Agenda para a Ação” foi adotada, estabelecendo medidas específicas a serem tomadas para resolver a questão. Como resultado deste congresso, ECPAT também foi transformada de campanha regional em uma rede global. Hoje são 90 membros da ECPAT em 82 países em todas as regiões do mundo.
Na mensagem, a Rede ECPAT Internacional aproveita a oportunidade para “expressar a nossa sincera gratidão por suas contribuições ao longo das últimas duas décadas. Nós realmente apreciamos seus esforços incansáveis pelo fim da exploração sexual comercial de crianças”.
Para comemorar o 20º aniversário do Congresso Mundial, a Rede ECPAT Internacional estará postando diversas mensagens nas mídias sociais e pede que os parceiros e interessados na causa também divulguem em seus canais de comunicação.