Representantes do Comitê Nacional da Agenda de Convergência para a Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente nos grandes eventos se reuniram no último dia 4 de fevereiro, em Brasília, para definir o planejamento e a construção de estratégias nacionais para a Copa do Mundo de 2014.
Representantes da articulação “Entre em Campo Pelos Direitos da Criança e do Adolescente”, que reúne as principais redes nacionais de entidades da sociedade civil que atuam com o tema participaram do encontro. Fazem parte desta articulação da sociedade civil a Rede Ecpat Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) e Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (ANCED).
Durante a reunião, foi apresentada a Matriz da Agenda e o Plano de ações, momento em que foram definidas as responsabilidades e a atribuições de cada membro do Comitê.
Dirigido pela Secretária Angelica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, o encontro reuniu ainda representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONAND, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Fundação CHILDHOOD, entre outras entidades que compõem o Comitê Gestor da Agenda.
Entre as ações da Agenda de convergência estão o enfrentamento ao trabalho infantil e o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Neste contexto, a secretária Angélica falou da importância do enfrentamento a todos os tipos de violações: “A saúde chama muita atenção à violência invisível. Falamos muito em violência sexual, mas não podemos deixar de dar atenção também à violência física”.
Idealizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), foi apresentado durante o encontro um guia para jornalistas afim de orientar os profissionais de imprensa sobre a abordagem nas coberturas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes.
Com a finalidade de explicar aos turistas que vierem ao Brasil às maneiras de localizar a rede de proteção de crianças e adolescentes nas cidades sede da Copa do Mundo, a Representante do Ministério da Saúde, Fabiana Gadelha, apresentou o Guia do Visitante, que mostra como o turista pode denunciar uma possível violação de direitos.
Fonte: Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente/Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República