O Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio –IACAS, entidade filiada à Rede ECPAT Brasil, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável – ADEIS, realizou na sexta –feira (23/5) e no sábado (24/5) o Seminário Estadual: “Mobilizando e Articulando Ações para o Enfrentamento à Violência Sexual no Amazonas”. O evento teve como objetivo, chamar a atenção da sociedade, mobilizar e fortalecer as redes de defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes, com foco no enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
De acordo com Luceny Freire, uma das organizadoras do evento e coordenadora do Adeis, o seminário foi uma oportunidade de socialização e aprimoramento. “Estamos buscando melhorar nosso aprendizado, empoderando nossos conhecimentos e buscando sempre uma melhor qualificação para que tenhamos um discurso atuante, a fim de debater as políticas públicas efetivas, voltadas aos direitos de crianças e adolescentes”, ressaltou Luceny.
Com a presença de mais de 200 pessoas, um dos destaques do evento foi a participação de representantes de 14 municípios do Amazonas: Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Autazes, Itapiranga, Pauini, Lábrea, Itacoatiara, Anorí, Tabatinga, Nova Olinda do Norte e Coari. “A procura pelo evento foi muito grande, tivemos inscrições de diversos órgãos, instituições, entidades, professores, estudantes universitários e a presença de vários municípios. Isso mostra que as pessoas querem aprender e estão disponíveis a combater esse mal que atinge muitas das nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do IACAS, Amanda Cristina.
No primeiro dia do evento foram discutidos os temas “A Situação da Exploração Sexual no Estado do Amazonas” e “Tráfico para Fins de Exploração Sexual”, com os convidados deputado Luiz Castro, autor do pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Amazonas (CPI da Pedofilia), e Irmã Roselei Bertoldo, da Rede um Grito pela Vida. O tema “Abuso e Violência Sexual no Amazonas” foi conduzido pelo psicólogo padre Joaquim Hudson e pela ginecologista e obstetra, Zélia Campos.
No segundo dia, a socióloga Graça Gadelha, especialista em políticas públicas na área da infância e da juventude, apresentou o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual. De acordo com Graça Gadelha, a realização do seminário vem construir novas possibilidades de enfrentamento. “Particularmente no Amazonas é muito e cada vez mais conflituoso a questão da violência sexual pela sua complexidade, e pelo impacto que pode causar na vida de crianças e adolescentes, ela demanda uma ação que seja integrada e articulada, são princípios básicos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual e a base a partir da qual podem construir proposta mais efetiva”, explica a socióloga.
Outro tema discutido durante o evento foi a situação e os serviços oferecidos em relação ao enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, que contou com ampla participação.
Fonte: Assessoria IACAS