Representantes de redes nacionais em defesa dos direitos da criança e do adolescente apresentam na próxima quarta-feira (24), às 10h, em Brasília (DF), reivindicações do movimento ao secretário especial de Direitos Humanos do ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili. Além das pautas prioritárias para a área, as redes nacionais pretendem discutir com o secretário a situação da política da criança e do adolescente, no contexto atual de violações e retrocessos de direitos.
Participam do encontro a Rede ECPAT Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescentes, Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e Campanha Criança Não é de Rua.
Entre as principais reivindicações que devem ser apresentadas ao secretário estão a necessidade do fortalecimento do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) como espaço legítimo para discussão da política para a infância; as fragilidades do serviço “Disque 100”, como denúncias não encaminhadas e a falta de monitoramento; os cortes no Orçamento e o edital de projetos da SDH.
As redes nacionais também vão aproveitar a reunião para se posicionar politicamente em relação ao rebaixamento do status da secretaria da Criança e do Adolescente.