• Webmail
  • Fale conosco
comunicacao@ecpatbrasil.org.br
facebook
twitter
  • Inicial
  • ECPAT Brasil
    • Quem somos
    • Incidência Política
    • Atuação
  • Sobre a ESCCA
  • Down to Zero
  • Entidades filiadas
  • Projetos
    • Campanhas
  • Comunicação
    • Notícias
    • Publicações

Entidades revelam preocupação com retrocesso nos direitos de crianças e adolescentes

fevereiro 25, 2016
by ECPAT Brasil
agenda prioritária
0 Comment

Representantes das redes nacionais da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes apresentaram ao secretário Especial dos Direitos Humanos (SEDH) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili, suas preocupações em relação às ameaças de retrocesso, em reunião na quarta-feira (24). A reunião foi o primeiro encontro do secretário Rogério Sottili com os representantes do movimento, desde que assumiu a SDH há três meses.

As redes solicitaram a reunião com o secretario para uma apresentação formal e para discutir o atual contexto da política para a criança e adolescente. As redes também questionaram se é de interesse da atual gestão da SEDH continuar com a articulação com os movimentos sociais. O secretario Sottili afirmou que “não existe gestão eficaz sem relação com a sociedade civil organizada”, destacando que sua experiência em gestão pública sempre leva em conta este relacionamento.

Na opinião do secretário, apesar das dificuldades do contexto, a agenda da criança precisa crescer; ampliar direitos e políticas públicas; evitar retrocessos, e repensar aquilo que não funciona de forma adequada. As redes nacionais que participaram da reunião foram a Rede Ecpat Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced/Seção DCI) e Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rodrigo Torres, também participou do encontro.

Durante o encontro, Karina Figueiredo, do Comitê Nacional, ressaltou a importância da construção de uma Política da Infância. Vitor Alencar, da Anced/Seção DCI, informou sobre a carta enviada para o Comitê da criança da ONU denunciando o recolhimento compulsório no Rio de Janeiro. Também foi pontuada a importância do monitoramento das denúncias apresentadas pelo “Disque 100” e a necessidade de aperfeiçoamento dos mecanismos de encaminhamento.

Vera Cristina de Souza (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA – RJ), da coordenação da Rede ECPAT Brasil, relatou as mobilizações das redes nacionais em 2011 para pensar preventivamente ações para a Copa do Mundo, que resultaram na criação da agenda de convergência. “Como fruto deste trabalho articulado, participamos atualmente da coordenação do Comitê de Proteção à Criança e ao Adolescente em Mega Eventos do Rio de Janeiro, e temos um grande trabalho agora no período das Olímpiadas, pois todos os olhares estarão voltados para o Rio, que receberá um fluxo enorme de pessoas, gerando ainda mais demanda na proteção dos direitos de crianças e adolescentes”, assinalou ela.

A reunião foi finalizada com o compromisso do secretário de manter um diálogo aberto sobre as questões apresentadas, ressaltando a necessidade de aprofundar a troca com as redes e de debater conceitualmente a Política da Infância e Adolescência. 

As redes destacaram ainda a necessidade de que a SDH contribua para a reeleição de Wanderlino Nogueira Neto ao cargo de representante do Brasil no Comitê de Direitos da Criança da ONU.

Fonte: Assessoria de comunicação da Anced/Seção DCI.

Compartilhe
  • google-share

Deixe uma resposta Cancelar resposta

*
*

captcha *

Tags

18 de maio adolescente adolescentes Agenda de Convergência agenda prioritária Amazonas ANA articulação Campanha de carnaval carnaval Carta Aberta Caso Coari CCJ do Senado CDC Comitê Nacional Conanda Copa do Mundo Dia Nacional Direitos Humanos ECA Ecpat Entre em Campo FNPETI IACAS IBEPIS Joseleno Santos Manaus Maria do Rosário Neide Castanha Nota Pública plano estadual plano nacional plano nacional de enfrentamento Polícia Federal políticas públicas prioridade absoluta Prêmio Prêmio Direitos Humanos Prêmio Neide Castanha Rede ECPAT Brasil Rio 2016 São José do Rio Preto Tiana UNICEF Wanderlino Nogueira
Av. General Justo 275, sala 218, Castelo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20021-130 | (21) 2220-3217
Ecpat Brasil