A articulação das redes nacionais de defesa dos direitos da criança e do adolescente vem a público para defender a recondução o jurista Wanderlino Nogueira Neto para um novo mandato no Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.
As redes apelam ao governo brasileiro que apresente e apoie a candidatura de Wanderlino até 2 de maio de 2016, prazo regimental, além de solicitar o apoio de outros países envolvidos no processo de escolha.
A articulação das redes é integrada pela Rede ECPAT Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Associação Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Rede Não Bata, Eduque.
Paralelamente as redes assinaram manifesto de movimentos e instituições com a mesma finalidade, que já conta com mais de 45 assinaturas. A Carta de Apoio à recondução de Wanderlino Nogueira Neto ainda está aberta para adesões, por meio do endereço eletrônico anced@anced.org.br. Confira a relação completa de assinaturas AQUI.
Em 2012, com o apoio do governo brasileiro e de inúmeras organizações da sociedade civil, Wanderlino foi eleito com 161 dos 189 votos para cumprir mandato junto ao referido Comitê (2013-2016), onde tem realizado um importante trabalho em defesa de crianças e adolescentes de todo o mundo, fortalecendo o protagonismo do Brasil na defesa dos direitos humanos no cenário internacional.
Wanderlino Nogueira Neto é associado ao Cedeca Rio de Janeiro, membro do Comitê dos Direitos da Criança das Organizações das Nações Unidas (ONU), procurador de Justiça aposentado do Ministério Público da Bahia e foi coordenador do Grupo para Monitoramento da Implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança da Seção Brasil. Em 2011, recebeu dois prêmios por sua atuação na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, concedido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, e o Prêmio Direitos Humanos 2011, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Brasília, 9 de março de 2016.
Rede ECPAT Brasil
Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Associação Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Anced – Seção DCI Brasil)
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
Rede Não Bata, Eduque
Campanha Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes – Criança Não é de Rua