• Webmail
  • Fale conosco
comunicacao@ecpatbrasil.org.br
facebook
twitter
  • Inicial
  • ECPAT Brasil
    • Quem somos
    • Incidência Política
    • Atuação
  • Sobre a ESCCA
  • Down to Zero
  • Entidades filiadas
  • Projetos
    • Campanhas
  • Comunicação
    • Notícias
    • Publicações

FNP lança projeto com foco na proteção dos direitos da criança e do adolescente

março 21, 2016
by ECPAT Brasil
Rio 2016
0 Comment

rio2016  A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lança oficialmente nesta quarta-feira (23) o projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos de Crianças e Adolescentes”. O lançamento faz parte da programação da 69ª Reunião Geral da FNP e a cerimônia acontecerá no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), às 11h. A Rede ECPAT Brasil participará do lançamento.

Dividido em quatro eixos, a iniciativa é um desdobramento do projeto para a Copa do Mundo de 2014, na prevenção da exploração sexual no turismo. Nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, a abordagem será mais ampla, com ênfase na proteção integral da criança e do adolescente durantes o período dos jogos.

As ações terão como foco a prevenção de cinco violações de direitos de crianças e adolescentes consideradas as mais recorrentes em grandes eventos: exploração e abuso sexual infantil; o trabalho infantil; o uso de álcool e outras drogas; crianças em situação de rua; e crianças perdidas e desaparecidas.

O projeto é uma realização da FNP, com cofinanciamento da União Europeia (UE) e parceria da Associação Viva Rio e da organização italiana ISCOS Piemonte, além do apoio da Rede Internacional End Child Prostitution, Pornography and Trafficking (ECPAT), dos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e de Porto Alegre (RS).

O projeto conta, ainda, com colaboração da rede de gestores municipais formada pelas outras cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Manaus (AM), além de municípios de médio e grande porte, como São Luís (MA) e Cariacica (ES).

Também apoiam as ações: a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNPDCA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Childhood, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a Rede ECPAT Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Comitê Olímpico Rio2016.

Rio 2016 – O primeiro eixo do projeto visa o fortalecimento, a articulação e o planejamento da rede local de proteção de crianças e adolescentes do Rio de Janeiro e da área metropolitana da capital fluminense.

O foco desse eixo é a capacitação de pelo menos 480 servidores públicos e operadores de Organizações Não Governamentais (ONGs), além da articulação e sensibilização da sociedade civil. Os participantes do treinamento receberão informações sobre as principais violações de direitos de crianças e adolescentes, o fluxo de atendimento durante os jogos e a articulação da rede de proteção.

O segundo eixo – participação cidadã e protagonismo juvenil – é a capacitação de aproximadamente 60 voluntários brasileiros e internacionais que ficarão responsáveis pela sensibilização direta e individualizada em lugares de grande participação de público.

A ação seguirá a mesma metodologia do Grupo de Apoio a Mega Eventos de Mercocidades (GAME), iniciativa da Rede Mercocidades, realizada na Copa do Mundo 2014, em Porto Alegre. O GAME é formado por jovens de 20 a 25 anos que, durante o período de grandes eventos, promovem a sensibilização direta e individualizada de turistas brasileiros e estrangeiros, além da distribuição de brindes e material informativo.

O terceiro eixo do projeto, o de comunicação e sensibilização, visa o desenvolvimento de uma campanha de grande porte voltada à população. Com previsão de lançamento em abril de 2016, o objetivo é o engajamento de brasileiros e estrangeiros, com foco na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

O quarto e último eixo do projeto destina-se ao fortalecimento e a ampliação da rede de secretários e gestores municipais de políticas para a proteção integral de crianças e adolescentes. O objetivo do projeto é o de ampliar a rede com autoridades diretamente envolvidas com políticas voltadas ao tema.

Alinhamento – Antes do lançamento do projeto, nos dias 21 e 22 de março, acontece um seminário para alinhamento com os parceiros do projeto e representantes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os dois dias de encontro acontecerão na sede da Associação Viva Rio, no Rio de Janeiro.

Na programação, técnicos apresentarão o plano de trabalho do projeto, metodologia e critérios para as capacitações de servidores públicos, voluntários e a realização de jornadas públicas de sensibilização, bem como o planejamento das atividades da rede de gestores municipais. Na ocasião, os técnicos também colherão sugestões para a campanha de divulgação, que será lançada no próximo mês.

Serviço
Lançamento do Projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos de Crianças e Adolescentes”
Data: 23/03/2016, 11h
Local: Auditório do Museu do Amanhã (RJ), Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Contato: Paula Aguiar – paula.aguiar@fnp.org.br / (61) 9655.4081

*Com informações da assessoria de comunicação da FNP.

Compartilhe
  • google-share

Deixe uma resposta Cancelar resposta

*
*

captcha *

Tags

18 de maio adolescente adolescentes Agenda de Convergência agenda prioritária Amazonas ANA articulação Campanha de carnaval carnaval Carta Aberta Caso Coari CCJ do Senado CDC Comitê Nacional Conanda Copa do Mundo Dia Nacional Direitos Humanos ECA Ecpat Entre em Campo FNPETI IACAS IBEPIS Joseleno Santos Manaus Maria do Rosário Neide Castanha Nota Pública plano estadual plano nacional plano nacional de enfrentamento Polícia Federal políticas públicas prioridade absoluta Prêmio Prêmio Direitos Humanos Prêmio Neide Castanha Rede ECPAT Brasil Rio 2016 São José do Rio Preto Tiana UNICEF Wanderlino Nogueira
Av. General Justo 275, sala 218, Castelo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20021-130 | (21) 2220-3217
Ecpat Brasil