• Webmail
  • Fale conosco
comunicacao@ecpatbrasil.org.br
facebook
twitter
  • Inicial
  • ECPAT Brasil
    • Quem somos
    • Incidência Política
    • Atuação
  • Sobre a ESCCA
  • Down to Zero
  • Entidades filiadas
  • Projetos
    • Campanhas
  • Comunicação
    • Notícias
    • Publicações

ECPAT Brasil participa de lançamento do projeto Rio 2016

março 28, 2016
by ECPAT Brasil
Rio 2016
0 Comment

A Rede ECPAT Brasil participou no último dia 23/03 da cerimônia do lançamento oficial do projeto Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro/RJ. O evento contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre autoridades, gestores municipais e representantes de instituições da sociedade civil.

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e Direitos Humanos com o objetivo de convergir ações das entidades de proteção à criança e ao adolescente no âmbito do projeto Rio 2016. O documento foi assinado pelo titular da Secretaria de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes do ministério, Rodrigo Torres, pelo prefeito de Belo Horizonte/MG e presidente da FNP, Marcio Lacerda, pelo vice-prefeito do Rio de Janeiro e secretário de Desenvolvimento Social do estado, Adilson Pires, e pelo ministro conselheiro da delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel.

O subsecretário de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Ernesto Braga, uma das instituições parceiras da iniciativa, pontuou as principais etapas do projeto, que tem como meta a proteção integral da criança e do adolescente nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2016. Também compuseram a mesa, a chefe do setor de Proteção à Infância do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Casimira Benge; o juiz da 1ª Vara de Infância, Juventude e Idosos do Rio de Janeiro, Pedro Henrique Alves e a representante da coordenação colegiada da Rede ECPAT Brasil, Vera Cristina de Souza, que representou também o Comitê de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes nos Megaeventos do RJ.

Desafios – Em sua fala, Vera Cristina de Souza destacou a importância das ações conjuntas entre governo e entidades da sociedade civil visando a proteção durante os grandes eventos e também falou dos desafios para a garantia dos direitos infanto-juvenis no País. “Os desafios são grandes, porque apesar da legislação garantir ao público infanto-juvenil prioridade absoluta em todos os sentidos, inclusive nos orçamentos públicos, políticas públicas e nos megaeventos esta não é a nossa realidade”, disse.

De acordo com ela, o sistema de garantia de direitos local e da região metropolitana priorizará as seguintes violações: o enfrentamento à ESCA, a exploração do trabalho infantil, o uso de álcool e outras drogas, crianças desaparecidas, crianças e adolescentes em situação de rua, além de abordar o impedimento de circulação e mobilidade de crianças e adolescentes.

Para o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Adilson Pires, a iniciativa é fundamental para dar visibilidade, o que acaba cumprindo o papel de construir legados a partir das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016. “Existem legados fixos, como obras, entre outros. E existem legados como o desse projeto, que ficam gravados na educação e na cultura das pessoas”, pontuou.

O prefeito da FNP, Marcio Lacerda, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse diálogo com todas as organizações envolvidas na tarefa de proteger crianças e adolescentes. “Esse projeto é um belo exemplo que reforça a nossa missão e nossa capacidade de articulação para eliminar a paralisia existente na solução de problemas”, ressaltou.

A inciativa é uma continuidade da ação promovida para a Copa do Mundo de 2014 que, à época, tinha como meta a exploração sexual infantil. O projeto é dividido em quatro eixos principais: capacitação da rede local de atendimento durante os jogos; capacitação de jovens voluntários para sensibilização direta em locais de grande circulação do público; desenvolvimento de uma campanha de comunicação de grande porte; e fortalecimento e ampliação da atuação da rede de gestores municipais.

O projeto é uma realização da FNP, com cofinanciamento da União Europeia (UE) e parceria da Viva Rio e da organização italiana ISCOS Piemonte, além do apoio da ECPAT, dos municípios do Rio de Janeiro e de Porto Alegre/RS. A iniciativa conta, ainda, com colaboração da rede de gestores municipais formada pelas outras cidades-sede da Copa do Mundo de 2014: Fortaleza/CE, Natal/RN, Recife/PE, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Cuiabá/MT, São Paulo/SP, Curitiba/PR e Manaus/AM, além de municípios de médio e grande porte, como São Luís/MA e Cariacica/ES.

Também apoiam as ações: a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SNPDCA), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Childhood, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), a ECPAT Brasil, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Comitê Olímpico Rio2016 e a Rede Mercocidades.

*Fonte: site da FNP

Foto: André Gomes de Melo/FNP

Foto: André Gomes de Melo/FNP

Compartilhe
  • google-share

Deixe uma resposta Cancelar resposta

*
*

captcha *

Tags

18 de maio adolescente adolescentes Agenda de Convergência agenda prioritária Amazonas ANA articulação Campanha de carnaval carnaval Carta Aberta Caso Coari CCJ do Senado CDC Comitê Nacional Conanda Copa do Mundo Dia Nacional Direitos Humanos ECA Ecpat Entre em Campo FNPETI IACAS IBEPIS Joseleno Santos Manaus Maria do Rosário Neide Castanha Nota Pública plano estadual plano nacional plano nacional de enfrentamento Polícia Federal políticas públicas prioridade absoluta Prêmio Prêmio Direitos Humanos Prêmio Neide Castanha Rede ECPAT Brasil Rio 2016 São José do Rio Preto Tiana UNICEF Wanderlino Nogueira
Av. General Justo 275, sala 218, Castelo, Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20021-130 | (21) 2220-3217
Ecpat Brasil