A cidade do Rio de Janeiro receberá dois eventos nos dias 12 e 13 de maio que marcam a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o 18 de maio. São dois eventos distintos, mas que tem em comum a preocupação em articular as organizações da sociedade civil e os órgãos do governo para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A Rede ECPAT Brasil é uma das realizadoras das duas atividades.
O primeiro evento acontece no dia 12 de maio, na quinta-feira, de 9h às 18h, no auditório do Viva Rio, localizado na Rua do Russel, 76, Glória, Rio de Janeiro (RJ). A “Oficina de Disseminação do Plano Nacional e Pactuação do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes” é uma realização do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA – RJ, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, com apoio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH.
Durante o encontro, a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente, Karina Figueiredo, falará sobre a importância da implementação dos planos nacional, estadual e municipal de enfrentamento. A programação ainda está sendo fechada e será divulgada nos próximos dias. Os interessados podem solicitar a ficha de inscrição por meio do endereço angelo@cedecarj.org.br.
A Oficina é uma das atividades do “Projeto Disseminação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente”, no âmbito do Convênio nº 792207/2013 – SEDH.
Olímpiadas – No dia 13 de maio, também na sede do Viva Rio, das 8h30 às 17h30, acontecerá o evento “Olimpíadas Rio 2016: jornada pública para o turismo e o sistema de garantia de direitos sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”. O encontro terá o objetivo de sensibilizar os atores que compõem o Sistema de Garantia de Direito (SGD) da Criança e do Adolescente e os operadores do turismo sobre o enfrentamento da exploração sexual no período das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
A atividade é uma realização da Rede ECPAT Brasil e conta também com o apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, prefeitura do Rio de Janeiro e Viva Rio. O evento é realizado com o apoio financeiro da Defence for Children e se insere entre as iniciativas do projeto “Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, co-financiado pela União Europeia e realizado pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP, Viva Rio e Iscos Piemonte, com o apoio dos municípios do Rio de Janeiro e Porto Alegre, além da ECPAT França.
A programação do evento será disponibilizada nos próximos dias. Interessados podem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: ecpat@ecpatbrasil.org.br até o dia 10 de maio.
Boa noite sou Assistente Social e ex conselheira tutelar gostaria de participar no dia 13 de maio, do evento “Olimpíadas Rio 2016: jornada pública para o turismo e o sistema de garantia de direitos sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”
Olá,
Por favor entre em contato por meio do e-mail ecpat@ecpatbrasil.org.br
Luiz Claudio boa tarde , posso ir com a ficha ou reenvio por email
Olha, você precisa entrar em contato por e-mail. Eu só cuido do site e fico baseado em Brasília. A equipe que cuida desta parte fica no Rio. Entre em contato por meio do e-mail ecpat@ecpatbrasil.org.br ou secretaria@ecpatbrasil.org.br