A Rede ECPAT Brasil, em parceria com ECPAT Luxemburgo, está ministrando durante toda esta última semana de junho uma oficina de formação em Cabo Verde, na África. O objetivo da oficina é instrumentalizar trinta profissionais que atuam com a temática de violência sexual contra crianças e adolescentes. Lídia Rodrigues (Associação Barraca da Amizade) e Nancy Torres representam da Rede ECPAT Brasil no evento.
A formação traz elementos teóricos e metodológicos para identificar, prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. O referencial metodológico é Paulo Freire e parte da prática e da vivência dos participantes para a construção do saber, por meio do compartilhamento de experiências.
A oficina aborda questões como experiências locais e experiências de outros países e conta também com rodas de diálogo, apresentações expositivas, conceituação, reflexão e dinâmicas em grupo. Ao final da oficina, será elaborado um marco lógico para enfrentamento da exploração e da violência sexual nos próximos dois anos.
Os objetivos específicos da oficina são:
- Possibilitar a compreensão das bases históricas e culturais de fixação e legitimação da violência sexual contra crianças e adolescentes;
- Conceituar o problema da violência sexual e subsidiar mapeamento de vulnerabilidades enfrentadas localmente;
- Instrumentalizar profissionais para a identificação do fenômeno da violência sexual;
- Promover o conhecimento nos marcos legais e regulatórios internacionais em comparativo aos marcos nacionais;
- Refletir sobre atendimento intersetorial e multidisciplinar: rede existente para atendimento da demanda, necessidades para atendimento da demanda e estratégias de superação para atendimento em rede;
- Possibilitar o conhecimento de experiências de enfrentamento a violência sexual no mundo, e
- Construção de um marco lógico para enfrentamento a violência sexual em Cabo Verde.